Você sabe a diferença entre um cerimonialista
e um assessor ou um organizador de eventos?
O cerimonialista é responsável pela
organização da cerimônia de casamento, que inclui todo o roteiro e regras do
cerimonial religioso. Entre suas diversas atividades estão a organização do
cortejo, a recepção dos convidados e a orientação de pais e padrinhos. Além
disso, ele também organiza toda a recepção do casamento, supervisionando
fornecedores e detalhes da festa, como a marcação de lugares dos convidados,
por exemplo.
Um assessor ou organizador de casamento é
responsável por auxiliar os noivos no planejamento e organização de todos os
itens que englobam o casamento desde o momento em que o casal decide se casar.
Ajuda o casal na contratação de fornecedores, na escolha do estilo do casamento
e do cardápio, na elaboração da lista de convidados e planejamento
orçamentário, entre muitos outros detalhes.
Com o crescimento do mercado de casamentos, muitos
cerimonialistas acabaram se tornando também organizadores ou assessores de
eventos, não mais só auxiliando no dia do casamento, como também em todo o
planejamento e organização anterior. Com isso, muitas empresas de casamento
passaram a utilizar somente a denominação “assessoria de eventos” e oferecerem
diversos pacotes de acordo com o que os noivos desejam, que vai desde a
assessoria do dia, que é basicamente o cerimonial, até uma assessoria completa
que engloba tanto o cerimonial como todo o planejamento anterior ao casamento.