Você sabia que algumas igrejas cobram uma taxa dos noivos para marcar a data do casamento, uma taxa de credenciamento dos fornecedores para estarem presentes no livrinho/ guia de noivos, mais uma taxa dos fornecedores credenciados por casamento realizado e outra para os fornecedores não credenciados poderem realizar o casamento na igreja, isso quando a igreja permite fornecedores não credenciados.
Em muitos casos, o livrinho/guia dos noivos serve para proteger os noivos. Como alguns fornecedores davam golpes, as igrejas começaram a solicitar informações como o CNPJ, contrato social e outras informações assim ofereceriam aos noivos maior segurança na hora de contratá-las, formando assim um guia de fornecedores confiáveis. Porém, começou-se a utilizar este recurso como forma de arrecadar dinheiro.
Segundo o Procon, os noivos devem ter o direito de contratar os profissionais que acharem adequados para realizar o casamento, não tendo que se restringir aos indicados pela igreja. Pode haver uma lista de indicações, mas não imposição.
Não existe uma exigência da hierarquia católica quanto à distribuição dos livrinhos, esta é uma decisão de cada igreja. O que existe é uma recomendação sobre o valor da taxa para a realização de um casamento.
Então, escolha com muita calma a igreja que vai se casar. Entenda como funciona, para que finalidade é arrecadado o dinheiro das taxas, porque só permite fornecedores credenciados, etc. Afinal, a igreja é o local para o padre abençoar o amor de um casal e não uma industria de matrimônios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário