O grande dia está se aproximando???? Fique calma... estamos aqui para ajudar você e seu noivo com muitas dicas, conselhos, novidades... Se não for o suficiente, não se preocupe, é só nos escrever dizendo o que podemos fazer por você. Teremos o maior prazer em ajudá-los!!!

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Casamentos religiosos

O casamento religioso é uma celebração em que ocorre o vínculo matrimonial segundo as regras de uma determinada religião. Abaixo, vamos falar um pouco algumas cerimônias religiosas:




Casamento budista: É ministrado pelo abade ou (oficiante) no templo. No altar onde se encontra a figura de Buda, só é permitida a presença do noivo, que fica ao lado esquerdo e a noiva, à direita, e dois (ou mais) padrinhos como testemunhas, permanecem atrás do casal ou de cada lado do altar, nunca atrás de Buda. Os noivos entram e caminham juntos até o altar, seguidos pelos padrinhos, que têm a função de orientar e aconselhar os recém-casados durante a vida. Ao chegar ao altar, a noiva faz a oferta da flor, e o noivo, por sua vez, oferta a vela acesa e assim inicia-se a cerimônia..
Um dos rituais mais significantes dessa cerimônia é o san-san-kudo. A etapa seguinte são os votos, elaborados com antecedência pelos próprios noivos e lidos pelos dois, em conjunto, na cerimônia. Em seguida, os noivos e padrinhos assinam o livro da oficiante e esta abençoa as alianças. Os noivos colocam as alianças.




Casamento Católico: A noiva originalmente entra de branco, como símbolo de sua pureza e castidade e com um buquê de flores nas mãos, que significa fertilidade. Trazida pelo pai, a noiva é entregue diante do altar ao noivo, que se tornará seu "novo responsável". O padre inicia a cerimônia com a saudação e leitura da Bíblia, em alguns casos é realizada uma missa. Em seguida inicia-se o Rito do Matrimônio, onde o sacerdote saúda os noivos, e os questiona se ambos estão ali de livre e espontânea vontade. Os noivos unem as mãos direitas e manifestam seu consentimento na presença de Deus e dos pais, padrinhos e convidados. Depois de confirmado o consentimento, há um momento de louvor e então segue-se a benção e entrega das alianças, símbolo da união firmada.




Casamento Espírita: Sem ter uma autoridade religiosa ou sacerdotal, diferente de outras correntes religiosas, não existe cerimônia de casamento religiosa espírita. Mas isso não significa que o espírita não possa realizar uma reunião social fraterna para o evento. Em lugar do sacerdote, poderá ter um pai ou amigo que realize a leitura de textos especiais (como a Bíblia) e uma prece em favor do casal. Em lugar da Igreja, poderá utilizar a casa, um bufê, um sítio, ou um local adequado para reunir os convidados e familiares. Mas não deverá utilizar as instalações do centro espírita.



Casamento Evangélico: Diferente do casamento católico, no casamento evangélico não há juramento, e sim um compromisso de amor, fidelidade e respeito mútuo. A cerimônia é mais informal geralmente destituída de ritos tradicionais. Normalmente, são previstos apenas uma madrinha e um padrinho, que têm funções específicas. A ela cabe segurar o buquê da noiva, a ele, passar as alianças na hora da benção. Os pais dos noivos não costumam ficar no altar junto com os noivos. Devem sentar-se nos primeiros bancos, lado a lado, logo atrás da noiva e do noivo. O pai da noiva, depois de entregar a filha no altar, junta-se a eles. Os noivos costumam ter uma conversa prévia com o pastor ou celebrante para se conhecerem melhor e para definirem as características do evento. Além do compromisso firmado, os noivos costumam prestar homenagens recíprocas, cantando músicas ou contanto seu testemunho de vida e a história do casal.


Casamento Judaico: O casamento judaico é comparado a um Yom Kipur para os noivos, um dia celebrado com jejum, oração, atos de bondade e reflexão dos preceitos da Torá. Nesse dia, todos os pecados dos noivos são perdoados para que eles comecem uma nova vida. Os noivos passam a semana que precede a cerimônia sem se ver. O dia do casamento começa com o Micvê, o "banho do corpo e da alma" que deve ser realizado pelo casal (separadamente). Os dois jejuam o dia inteiro, comendo a sua primeira refeição juntos apenas no final da cerimônia.
A cerimônia geralmente acontece ao ar livre, embaixo da chupá (pronuncia-se hupá e significa toldo) que simboliza, entre outras coisas, a casa que os noivos construirão e dividirão. Primeiro chega o noivo, acompanhado pelos pais. Em seguida vem a noiva, também com os pais, e com o rosto coberto com um véu. Eles dão sete voltas em torno do noivo, simbolizando os sete dias da criação do mundo.
No Kidushin, consagração, um copo de vinho (símbolo da vida) é abençoado em agradecimento e louvor ao criador e, em seguida, bebido pelos noivos. No ponto alto, o noivo oferece a aliança à noiva. Com a aceitação, eles passam a ser considerados casados pela Lei Judaica.



Nenhum comentário:

Postar um comentário