O grande dia está se aproximando???? Fique calma... estamos aqui para ajudar você e seu noivo com muitas dicas, conselhos, novidades... Se não for o suficiente, não se preocupe, é só nos escrever dizendo o que podemos fazer por você. Teremos o maior prazer em ajudá-los!!!

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Os rituais de casamento

Existem muitas histórias que falam sobre o surgimento dos rituais de casamento. Falarei sobre algumas versões que encontrei. São bem curiosas.

Os trajes da noiva
A cerimônia de casamento nasceu na Roma Antiga. Onde também surgiu a tradição das mulheres se vestirem especialmente para a ocasião. Na época as noivas usavam nos cabelos flores brancas, simbolizando felicidade e vida longa, e ramos de espinheiro, que se acreditava afastar os maus espíritos. Também eram usados perfumes de ervas aromáticas. Na era medieval as mulheres costumam se casar de vermelho, o que representava “sangue novo” – a continuação da família. A primeira mulher a se casar de branco foi Rainha Vitória, na Inglaterra. Vitória foi uma mulher revolucionária. Pediu seu primo em casamento e foi a primeira mulher a se casar por amor. Além do vestido branco, representando sua pureza, ela também acrescentou ao seu traje o véu, uma referência à deusa Vestal, deusa da honestidade e protetora do lar, segundo a mitologia greco-romana.

Lua de Mel
A lua de mel surgiu dos casamentos por captura. Dizem que, um homem quando se apaixonava, capturava sua amada e permanecia com ela de uma lua cheia até a outra, em um lugar escondido. Durante este período ele dava a sua amada uma mistura afrodisíaca, adocicada com mel, até que ela se apaixonasse por ele. Foi daí que surgiu o nome Lua de mel.

O Buquê
A tradição de a noiva carregar um buquê na cerimônia de casamento surgiu na Grécia Antiga. Naquela época eles eram feitos com ervas. Acreditava-se que elas traziam boa sorte ao casal. Acredita-se que, ao lançar o buquê durante a festa da boda, a amiga que pegá-lo será a próxima a casar.

Chá de cozinha
Dizem que o chá de cozinha surgiu na Holanda. Um pobre moleiro holandês se apaixonou por uma rica donzela. O pai da moça desaprovou o casamento e se recusou a financiar a união dos dois. Então, os amigos do moleiro se juntaram e ofereceram ao casal alguns itens que os ajudariam a mobiliar a casa.

O Padrinho
Na antiguidade um bom amigo, na maioria das vezes um guerreiro, era escolhido para proteger a noiva de possíveis raptores conhecidos por rondarem o local da cerimônia. Foi daí que se surgiu a tradição de se escolher padrinhos para o casamento.
Posição da noiva
A noiva entrava do lado esquerdo de seu pai e permanecia do lado esquerdo do noivo no altar, pois antigamente, temendo ataques durante o casamento, os homens ficavam com a mão direita livre para sacar a espada se fosse necessário.
Alianças
O circulo, sem começo e sem fim, representava a eternidade e aliança do casal. Foi daí que surgiu a troca de alianças entre os noivos. A explicação para a aliança ser usada no dedo anular esquerdo é que há uma veia neste dedo que está diretamente ligada ao coração.




Nenhum comentário:

Postar um comentário